sábado, 1 de outubro de 2011

Santa Teresa de Jesus dos Andes


Pequena Biografia


É uma carmelita descalça, filha de Miguel Fernandez e Lúcia, que possuíam uma situação económica bastante tranquila, mas por falta de uma administração competente, a família foi à falência.


Baptizada no dia de Nossa Senhora do Carmo, recebeu o nome de Juana Henriqueta Josefina de los Sagrados Corações. Este nome, com sua entrada no Carmelo, mudou, como era costume na época, para Irmã Teresa de Jesus. Mas no Carmelo será chamada Teresa de Los Andes, para distinguir-se das muitas Teresas.

Crescida numa família cristã, educada nos sólidos princípios da fé, desenvolveu bem cedo o desejo de entregar-se totalmente a Deus. Frequentou um dos melhores colégios de S. Tiago, o colégio do Sagrado Coração.

Toda a sua infância e juventude foi marcada pela alegria. Desde cedo, percebeu a necessidade de dedicar-se à oração e à catequese. Reuniu ao seu redor um grupo de crianças para as instruir, ao mesmo tempo preocupava-se em que tivessem o necessário para que o peso e sofrimento da pobreza fosse aliviado.

Entrou no Carmelo aos 5 de Julho de 1919 e morreu santamente no dia 12 de Abril de 1920. Ficou no Carmelo apenas nove meses, mas viveu-os com profunda intensidade, procurando em todas as coisas a vontade de Deus. Uma vida simples que desperta em todos o desejo de santidade.


Não escreveu nenhuma obra de espiritualidade, para isso nem teve tempo. Dela temos uma colecção de cartas e um diário incompleto, que revelam a beleza de sua alma. O estilo de Teresa de Los Andes é simples, directo e cheio de sentimentos e afectos, próprios de uma menina de sua idade. Para ela, no início foi muito difícil amar um Deus sem carícias. Foi necessário todo um longo caminho, acompanhada pelo director espiritual para chegar a contemplar Deus através do véu da fé.

PÉTALAS DE ROSAS

1) Meu espelho a de ser Maria. Visto que sou filha devo parecer-me com Ela e assim parecerei com Jesus.


2) Uma alma unida e identificada com Jesus pode tudo. E parece-me que só pela oração pode alcançar isso.


3) A contemplativa é imolada como uma hóstia viva: em silêncio. Sua ação, sua obra redentora não é acaso semelhante a de Jesus hóstia viva? Ela salva as almas pela oração e o sacrifício. Atrás das grades de seu claustro, escondida, esquecida pelo mundo, ela detém a justiça de Deus. Ela é a seiva por onde Deus faz circular a sua graça nas almas.


4) O amor é força que ajuda a fazer aquelas coisas pelas quais se sente mais repugnância.


5) Quando se ama tudo é alegria, a cruz não pesa, o martírio não se sente, vive-se mais no céu que na terra.


6) Tudo que vejo leva-me para Deus. O mar em sua imensidão faz me pensar em Deus, em sua infinita grandeza. Sinto então sede do infinito.


7) O esquecimento de nós mesmos, fazendo desaparecer o eu , que é o deus que adoramos interiormente, custa arrancá-lo, e ele arrancar-nos-á gritos de dor. Mas Jesus pede esse trono e é preciso dar-lhe. A caridade há de ser a arma para combater esse deus.


8) A carmelita tem sua cela separada. Ali é onde penetra como num templo para sacrificar-se. Nela há uma cruz sem cristo. É essa a cruz onde ela deve morrer;/ nesse templo só ela penetra. Está reservado só para Deus e a alma.


9) Tudo é simplicidade e alegria no Carmelo, e cada uma se esmera para dar de sua parte o quanto possa alegar suas irmãs. Verdadeiramente é um encanto viver no meio de santas irmãs, pois todas não formam senão um só coração.


10) O céu é a posse de Deus. No céu contempla-se a Deus, adora-se e ama-se a Ele. Mas para chegar ao céu é preciso desprender-se da terra.


11) A oração é um canto de amor... Faze oração. Pensa tranquilamente em quem é Deus, quem és tu e tudo o que lhe deves.


12) Na forja da dor lavram-se as almas. Jesus envia este presente às almas que mais ama.


13) Tudo é silêncio, harmonia, unidade em Deus. E para viver Nele é necessário simplificar-se, ter apenas um pensamento e atividade: Louvor.


14) Deus se revela e se descobre, cada vez mais, à alma que o busca sinceramente e que deseja conhecê-lo para amá-lo.


15) Quisera fazer compreender às almas que a Eucaristia é um céu, posto que “o céu não é senão um sacrário sem portas, uma Eucaristia sem véus, uma comunhão sem fim”.


16) Viva em Deus pela fé. Tudo muda quando se fixa esse Sol Divino. Que a fé seja lente que descubra seu criador. Uma alma com fé tem tudo, porque tem Deus. Os sofrimentos se transformam com ela.


17) Lembra-te de que se não formos bons e não fizermos o bem, não seremos felizes nem nesta vida nem na outra.


18) Sou a pessoa mais feliz. Já não desejo nada porque meu ser está saciado com o Deus-Amor.


19) É preciso ser humilde, porque sem a humildade todas as demais virtudes são hipocrisia.


20) Confie tudo a SS. Virgem. Reze-lhe sempre o terço para que Ela guarde não só sua alma mas também seus assuntos.


21) Como a morte chega de surpresa quando não se pensa que há uma eternidade depois dela!... O melhor é viver em paz com Nosso Senhor, de modo que, se a morte chegar de repente, não nos surpreenda nem aterrorize.


22) O inferno deixa-me gelada. Mas só uma coisa me causa mais horror que tudo o mais e é o que disse santa Teresa: “Os condenados não amam”. Oh! como sofrerá o coração humano, então, pois Deus o criou para Ele. Odiar a Deus é o maior suplício.


23) Quando mais amamos, mais necessitamos e desejamos o sacrifício.


24) A nossa vocação tem por objeto o amor, que é o que de maior possui o coração do homem. Esse amor é uma fogueira onde a alma se consome e se funde com seu Deus. Essa fogueira não deixa nada em sua passagem, tudo há de desaparecer para se unir ao fogo infinito de amor que é Deus.


25) É fome, é sede insaciável a que sinto de que as almas busquem a Deus.


26) Essa é a vida verdadeira: amar a Deus e glorificá-lo aqui na terra para fazê-lo, depois, na eternidade.


27) Deus conta e recolhe os espinhos de seu caminho, para mudá-los e transformá-los em pedras preciosas com que um dia o coroará no céu.


28) A confiança é o que mais agrada a Jesus. Se confiamos no coração de um amigo que nos ama, como não confiar no coração de um Deus, no qual reside a bondade infinita, da qual a bondade das criaturas é uma pálida sombra? Desconfiar do coração de um Deus que se fez homem, que morreu como um malfeitor na cruz, que se dá como alimento a nossas almas diariamente para fazer-se um com suas criaturas, não é um crime?


29) Lancemo-nos com nossas faltas e pecados no abismo, no oceano de misericórdia. Jesus se compadece de nossas misérias, conhece a fundo nosso pobre coração. Assim, pois, não temas, porque o temor seca o amor.


30) Enquanto não modelar o meu amor e gosto com o coração do meu Mestre, não poderei chegar à união com deus dentro de minha alma.


31) Sejamos hóstia de louvor a SSma. Trindade. Como? Cumprindo a cada instante a vontade de Deus.


32) Nosso Senhor quer que me deixe guiar inteiramente pelo Espírito Santo. Minha vida deve ser louvor contínuo de amor.


33) O ideal é chegar a união com Deus – já que nisto consiste o céu: em possuir a Deus. Logo, aquilo que aqui na terra nos leva mais rapidamente a essa posse, isto será o mais perfeito.


34) O sofrimento não me é desconhecido. Nele encontro minha alegria, pois na cruz se encontra Jesus e Ele é amor. E o que importa sofrer quando se ama?


35) Compreendo que por meio dos sofrimentos hei de me assemelhar a Jesus crucificado, eis aqui meu único ideal.


36) Cada dia que passa compreendo melhor que “só Deus basta”. Esta é a máxima que tenho sobre a minha cruz. Que seja também a tua. Busca a Ele e encontrará tudo...


37) A fé indica-nos a fonte onde nascem os sofrimentos. É o amor de Deus que prova, acrisola e purifica a alma. Quando sofrer, olhe para Jesus, pois está participando a sua cruz. Viva abandonada a sua santa vontade. Desse abandono nasce a união.


38) Viver sempre muito alegres. Deus é alegria infinita.


39) Sempre esperei e confiei que morreria com todos os sacramentos, porque nunca abandonei seu escapulário do Carmo.


40) Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? Nele encontro tudo.


41) A única coisa que te deve preocupar é conhecer a Jesus para amá-lo, pois se consente enamorar-te Dele saberás mais tarde segui-lo onde sua vontade divina te indicar.


42) Vá a Jesus como ao amigo mais íntimo e conte-lhe tudo o que passa em sua alma. Ninguém como ele penetra seu coração, porque vê com luz e poder infinitos e dá remédio. Ademais, ninguém como Jesus o ama tanto, posto que deu a sua vida para dar-lhe o céu.


43) Como gostaria que visses e compreendesses a felicidade que se desfruta sendo religiosa. Creia em mim: - sinceramente te digo – não é a terra mas o céu que se vive no Carmelo. Já estou fora de todas as preocupações e exigências sociais. Aqui não existe dissimulação. Tudo é confiança e simplicidade. Como sou feliz!


44) Sê muito fiel em fazer aquilo que o Senhor te inspira, mais ainda se são coisas pequenas. A vida religiosa é uma série de coisas pequenas, as quais feitas com perfeição, engrandecem a alma.


45) É preciso o sacrifício, a renúncia de nossa vontade própria para chegarmos à união completa com Nosso Senhor.


46) Jesus disse que ninguém ama como aquele que dá a vida por um amigo. Damos a Ele nossa vida, fazendo morrer o homem velho, renunciando a buscar-nos a nós mesmos, agindo não pelo que gostamos, mas por aquilo que é vontade de Deus.


47) Vivamos na cruz. A cruz é abnegação de nossa vontade. Na cruz está o céu, porque ali está Jesus.


48) O melhor é amar a vontade de Deus. Ali encontramos a cruz melhor do que em qualquer parte. Ali cresce retamente esta árvore bendita, sem impedimento, pois é sem a nossa escolha, sem satisfação alguma. Sentes em tua alma esse amor pela divina vontade?


49) Tudo no Carmelo se faz com alegria, porque em todas as partes temos a nosso Jesus que é nosso gozo infinito. Tudo está impregnado de sua Divina Presença. Respira-se Deus, por assim dizer, em tudo. O Carmelo é um céu.


50) Jesus é o único atrativo de minha vida! Tu compreendes a linguagem da Cruz? É nela que se efetua a transformação da alma em Deus.


ORAÇÃO

Senhor Jesus, Tu escolheste Teresinha dos Andes para manifestar aos homens a alegria de conhecer-te e amar-te. Ela viveu consagrada a Teu amor e pode refletir em seu rosto o rosto amoroso de Deus. Além disso, Tu a encarregaste de dar a mensagem alegre do Evangelho; ela viveu, como jovem, o Evangelho do amor, infundindo esperanças nos jovens da América Latina.

Pedimos, Senhor, que sua glorificação pela Igreja sirva para a exaltação de Teu nome e para fazer chegar sua mensagem de fé, amor, alegria e esperança a todos os nossos irmãos. Que o seu exemplo suscite muitas vocações para a Igreja e o Carmelo.

Concede-nos também a graça especial que agora, por sua intercessão, pedimos... Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog