segunda-feira, 1 de outubro de 2012



"Somente aquele amor que é mais forte que a fraqueza das divisões humanas pode realizar definitivamente a unidade que Cristo pedia ao Pai". (Dives in Misericordia)

EU ESCOLHO TUDO


 Diz-se, com frequência, que Teresinha foi uma das maiores santas dos tempos modernos - o que, sem dúvida, é verdade. Verdade maior ainda seria observar que Teresinha é uma santa moderna. Analisando sua vida, constatamos que experimentou toda insegurança e insatisfação de nosso tempo.
Como Teresinha se parece com os jovens de hoje! Não pertenceu ela à época em que os pais decidiam a vida dos filhos, mas teve liberdade de escolha. E como tantos jovens da nossa época, Teresinha desorientava-se, sentindo um desejo forte de abarcar o mundo, fazer tudo, trabalhar em campos variados, abraçar todas as vocações, a ponto de exclamar: "O meu Jesus, que respondereis a todas as minhas loucuras?". Loucura dos tempos modernos, boa e má ao mesmo tempo, dependendo de como é aproveitada por cada um. Vamos pois aprender como, partindo para a ação e para o compromisso, Teresinha descobre um meio de abranger tudo. Ouçamos um dos muitos casos de seu tempo de menina. Conta ela que sua irmã Leônia, julgando-se já crescida para brincar, resolve certo dia dar às duas irmãs mais novas sua cestinha com a boneca, seus vestidinhos e retalhos de pano colorido. Convidadas a escolher, Celina se adianta e toma algumas peças que lhe agradavam. Teresinha, após um instante de reflexão, estende a mão e, tomando toda a cesta, exclama: "Eu escolho tudo!" Seria egoísmo? Sem dúvida. Existem defeitos mesmo nas qualidades. Teresinha sempre amou a totalidade. E, se desejou ser pequenina, foi para receber tudo da gratuidade do Amor Misericordioso de Deus. Escolher tudo· eis seu grande achado. Ela própria confirma: "Este pequeno episódio de minha infância é o resumo de toda minha vida. Compreendi que na doação há muitos graus. Então, como nos dias de minha primeira infância, exclamei: "Meu Deus, escolho tudo. Não quero ser santa pela metade!"
Mas não é fácil escolher tudo. É preciso deixar os sonhos inconsequentes e partir para a decisão consciente. Foi o que Teresinha fez, embora só pouco a pouco fosse compreendendo o que lhe cabia. É que ela se sentia confusa, meditando as palavras de São Paulo sobre os diversos membros que compõem o corpo místico de Cristo, a Igreja. Não se identificava com nenhum deles, enquanto desejava, por outro lado, identificar-se com todos. Dessa forma, como diz ela própria, "A resposta do Apóstolo era clara, mas não satisfazia meus desejos".
No coração da Igreja é que Teresinha encontraria seu lugar.
Oferecendo-se então totalmente ao Senhor, na vida de carmelita, Teresinha sente enfim que comunga da vida de todos os membros da Igreja, abarca todos os ministérios, escolhe tudo, a ponto de poder sentir em si todas as vocações: "Guerreiro, sacerdote, apóstolo, doutor e mártir. Sinto necessidade de realizar por ti, Jesus, todas as obras mais heróicas. Sinto na alma o arrojo de um Cruzado, de um guerreiro de Cristo. Desejaria morrer no campo de batalha, em defesa da Igreja". E conclui: "Todos. os dons mais perfeitos não são contudo nada sem o amor".

NO CORAÇÃO DA IGREJA, TERESINHA QUER SER O AMOR. Isso é o que ela nos ensina. Não precisamos ser mártires, doutores, religiosos, sacerdotes ou guerreiros para servir a Deus. Cada membro da Igreja tem seu papel. Mas podemos também desejar mais, podemos escolher tudo, desde que nossa vida seja pautada pelo amor. Amor a Deus, amor à sua Igreja, amor a cada um dos membros dessa Igreja, amor a todos os homens e a todas as criaturas. É o amor que sustenta o corpo místico de Cristo, como o sangue, partindo do coração, sustenta nosso corpo. Ela afirma: "O amor deu·me a chave de minha vocação. Compreendi que a Igreja tinha coração e que o coração era ardente de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja atuarem". E Teresinha parte para esta Unidade, a fim de atingir a todos.
Assim, como uma vez na infância, já escolhera tudo, Teresinha se lança de novo arrojadamente no encalço de seu desejo universal: "Ó Jesus, meu amor - encontrei enfim minha vocação: MINHA VOCAÇÃO É O AMOR. No coração da Igreja, minha Mãe, serei o amor ... Assim serei tudo ... Assim se realizará meu sonho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog