segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


"Maria dá ao mundo Cristo, nossa Paz!"


Queridos amigos, "na oitava de Natal se celebra a festa de "Maria, Mãe de Deus". Na verdade, as leituras bíblicas põem a tônica no "filho de Maria" e no "Nome do Senhor", mais do que em Maria.
De fato, a antiga "bênção sacerdotal" é ritmada pelo nome do Senhor, repetido no início de cada versículo (1ª leitura); o texto de São Paulo acentua a obra de libertação e salvação realizada por Cristo, na qual é engastada a figura de Maria, graças à qual o Filho de Deus pôde vir ao mundo como verdadeiro homem (2ª leitura); o evangelho termina com a imposição do nome de Jesus, enquanto Maria participa em silencio do mistério deste filho nascido de Deus.
É em nome de Maria, mãe de Deus e mãe dos homens, que hoje se celebra no mundo inteiro o "dia da paz"; aquela paz que Jesus veio trazer aos homens que creram no amor. Em sentido bíblico, a paz é o dom messiânico por excelência  é a salvação trazida por Jesus, é a nossa reconciliação e pacificação com Deus. É também um valor humano a ser realizado no plano social e politico, mas lança suas raízes no mistério de Cristo.
A fé em Cristo, paz entre Deus e os homens e paz entre os homens mutuamente, mostra-se claramente na parte que toma o cristão nos esforços da humanidade pela paz do homem; é simplesmente a "paz", e merece que se dedique a vida para buscá-la e obtê-la.
O magistério da Igreja sempre procurou atrair a atenção para a premente necessidade de fazer da paz uma dimensão efetiva da realidade. Tem pregado verdadeiramente, na justiça, no amor e na liberdade que são "os quatro pilares da casa da paz" aberta a todos. Não se pode esquecer a suave e ao mesmo tempo fortíssima voz de Paulo VI que testemunhava aos representantes de todas as nações da terra a mensagem da paz de Cristo, profundamente terrena e divina".
Peçamos a Maria, Mãe de Deus, ajudar-nos a sermos mensageiros da PAZ em nossos lares, nos lugares que  frequentamos e, sobretudo, cultivemos a paz em nossos corações realizando sempre a Vontade Deus. 
Que esse ano que se inicia, seja um ano repleto das bênçãos e das graças de Deus para todos.


Deus seja nossa paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog