quarta-feira, 18 de dezembro de 2013



Preparem-se para o santo Natal – a vinda do nosso Deus, na pobreza e humildade do presépio.
 Seja Ele nossa Vida, nosso Tudo!”
(Mãezinha)


          O corre-corre de nossa vida agitada, com mil solicitações, é um risco, no sentido de fazer-nos perder de vista o Essencial. Já o Papa Paulo VI, na década de 70, na sua alocução na casa de Nazaré, dizia que precisávamos resgatar a importância e o valor das preparações.
Preparar-nos para viver mais um Natal? Não, não deve ser “mais um” – o que revela a perda da capacidade de contemplação, admiração e perplexidade diante “da vinda do nosso Deus na pobreza e humildade do presépio” – mas deve ser o Natal, o único Natal que a liturgia nos faz presenciar... vivenciar.
O Mistério de Deus que realiza a “kénosis”, a Onipotência que se torna um Bebê inerme, totalmente dependente dos cuidados de Maria e José, é o abismo sem fim de um Amor que punha Frei João da Cruz a compor seus “Romances Trinitários e Cristológicos”, que fazia Madre Teresa de Jesus exclamar: “Oh, Amor, que me amas mais do que eu posso amar e bendizer!” e que inspirava à Me. Maria Imaculada da Ssma. Trindade o modelo de espiritualidade para seu Carmelo, que desejava “pequeno lar da Sagrada Família”.
Família é algo tão bom – e hoje, tão desvalorizada e massacrada – que Deus quis nascer e viver em uma família. Escola de humildade e doação, de espírito de sacrifício para o bem do outro, de alegrias puras e verdadeiras, que preparam a vida na grande família do Céu.
O Natal é o Mistério a ser vivido não só no 25 de dezembro de cada ano, mas em cada dia de uma existência que se prepara para a grande vinda de Deus, “encarnado” ali, no pequeno de nosso cotidiano, onde O encontramos num olhar de amor, numa renúncia que nos é pedida em vista a um bem maior, numa alegria imprevista ou numa dor que nos lacera o coração. Em tudo, Ele nos diz: “Não temais: eis que Eu estou convosco todos os dias, até o fim!” Ele é o Emanuel, o Deus conosco, real e verdadeiramente!
            A todos, com Mãezinha, desejamos um feliz e verdadeiro Natal de Deus em sua vida e em sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog