sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

             
Queridos irmãos e irmãs,

        O mês de fevereiro inicia-se com a bela festa da Apresentação do Senhor, dia que a Tradição da Igreja dedicou aos religiosos. Jesus Menino, que é apresentado por seus pais ao Eterno Pai, no Templo, e a Ele consagrado, é o ícone, o modelo de toda pessoa consagrada. Neste dia, todos os consagrados renovam seus votos religiosos, em união com o Papa.
         Em janeiro, o Papa Francisco proclamou que o ano de 2015 – ano do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, Fundadora do Carmelo Descalço – será dedicado aos consagrados! Por quê? Ele, o Papa Francisco responde: “Os consagrados vão além do horizonte deste mundo! A Igreja cresce por testemunho, e não por proselitismo. O testemunho que pode deveras atrair é o que está relacionado com atitudes que não são as habituais: a generosidade, o desapego, o sacrifício, o esquecer-se de si para se ocupar dos outros. É este o testemunho da vida religiosa!”
            E aqui podemos vislumbrar o que tanto atraiu e atrai as pessoas para a Serva de Deus Maria Imaculada da Ssma. Trindade. Pois não existe outra explicação para que uma “pobre monja”, como ela se designava, fale mesmo além dos muros de sua clausura e até mesmo apesar do tempo. Há coisas que não se “fabricam” por engenho próprio, e uma delas é a fecundidade que perdura. Esta só existe quando a pessoa está enxertada em Cristo, e dá frutos, e frutos que permanecem.[1] Vivendo desta maneira, amando como Jesus, pensando e agindo como Ele, Mãezinha foi um exemplo luminoso não só para suas filhas monjas, mas para todos, em qualquer circunstância: gerou filhos espirituais, educou-os e acompanhou-os, trabalhou muito, realizou muito – sem dinheiro –, foi doente a vida toda, sofreu muitas incompreensões, mas não pensou em si mesma: olhou somente para seu grande Amor – Deus –, e tornou-se um pequeno reflexo da sua Luz.
            Que ela interceda por nós, para que possamos trilhar o mesmo caminho da conformidade com Cristo!





[1] Cf. Jo 15,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog